É fundamental que organizemos bem a maneira como iremos colher as informações de um texto, pois é essa organização que irá determinar o nosso aprendizado, e consequentemente, uma boa compreensão do assunto.
Com o fichamento foi possível organizar as principais idéias do texto, juntando-as ao nosso entendimento, mas para isso, é bom organizar o texto na seqüência correta, onde a leitura deve ser bem analisada.
Para isso devemos retirar as principais informações, e coloca-las na tabela da esquerda, e, na tabela da direita, um comentário com nossas palavras sobre o que foi ressaltado.
No entanto, com o fichamento fica bem mais fácil a interpretação de textos, facilitando assim, nosso raciocínio e aumentando nosso entendimento sobre o assunto. Facilitando também a elaboração de outros projetos, como resumo e a resenha.
Administre o seu tempo, administre a sua vida!
por Alberto Alvarães*
Tenho percebido uma crescente necessidade dos profissionais, na maioria das vezes
através de suas empresas, no que se refere à administração do tempo. Aumento de
carga de trabalho, número reduzido de funcionários, pressões por resultados, mudanças
no mercado e falta de planejamento organizacional são os principais percalços, segundo
os profissionais e suas empresas, que impedem as pessoas de administrarem seus
tempos de forma eficiente e eficaz.
Diante disto, alguns ficam à espera de algum método salvador, mágico, que possa
organizar tudo, todas as tarefas do dia-a-dia, fazendo com que as coisas se resolvam em
seus tempos pré-determinados, atingindo os resultados esperados. Outros parece que se
conformam e tocam o trabalho "da melhor maneira possível". Nesta constante guerra
travada contra os ponteiros do relógio, algumas coisas não foram percebidas ou foram
esquecidas, o que vêm dificultando as pessoas na administração de suas tarefas, de seus
tempos:
Administração de tempo não é uma técnica, mas sim um comportamento - Não
existe nenhuma técnica milagrosa ou mágica ou agenda eletrônica que resolva o
problema da má administração do tempo. Administrar tempo é comportamento, é a
atitude assertiva diante de uma tarefa.
O tempo é um recurso constante no nosso dia-a-dia. O tamanho de uma hora ou de um
minuto é o mesmo, esteja você em uma reunião de trabalho ou jogando uma partida de
baralho. Os nossos dias sempre têm vinte e quatro horas e neste espaço de tempo você
tem que se dedicar, além do trabalho, ao lazer, à família, à sua saúde, ao seu
desenvolvimento, ao seu relaxamento, ao seu descanso. Portanto, nós administramos o
tempo de nossas vidas e não do trabalho. O trabalho é uma das atividades que temos
durante as nossas vinte quatro horas diárias de vida. Raramente encontraremos uma
pessoa que administra bem o tempo em seu trabalho, mas não consegue fazê-lo em sua
vida pessoal ou vice-versa. Ou você administra o seu tempo ou não administra. "Seu
tempo" significa o tempo de sua vida e não o tempo dedicado à sua empresa.
Saiba a diferença entre urgência, importância e prioridade - Um dos grandes
problemas que as pessoas percebem na administração do tempo é não saber diferenciar
estes três elementos, que são totalmente diferentes entre si. Urgência está ligado ao
tempo, ao prazo de execução e de início da tarefa. Uma tarefa pode ser mais urgente ou
menos urgente, dependendo dos prazos que ela tem. Importância é o quanto aquela
tarefa irá agregar para se atingir os nossos objetivos profissionais ou pessoais,
dependendo da tarefa. A prioridade da tarefa surge a partir da combinação de seu grau
de urgência e importância. Aí temos um dos maiores paradigmas a serem quebrados:
uma tarefa prioritária não é aquela que se deva fazer logo (isto está diretamente ligado à
urgência), nem tampouco uma coisa importante (isto está diretamente ligado à
importância).
As tarefas mais prioritárias são aquelas que não são urgentes e são importantes, as
chamadas prioridade "1". Prioridade "2" são as tarefas urgentes e importantes e a
prioridade "3" corresponde às tarefas urgentes e não importantes. Quer dizer que as
coisas mais prioritárias são aquelas que, embora importantes, não são urgentes?
Exatamente. Se partirmos do princípio (como o senso comum faz) de que uma tarefa de
prioridade "1" deve ser logo executada, estamos julgando-a simplesmente pelo critério
de urgência. Prioridade é uma combinação de urgência e importância. As tarefas que
devemos executar antes das outras são as de prioridades "2" e "3" (de alta urgência),
pois há o limite do tempo. As tarefas de prioridade "1" devem ser executadas depois,
quando a mente estiver mais livre das "tarefas incendiárias". Por isto é que a chamamos
de prioridade "1". As tarefas de prioridade "1" são aquelas importantes para nós e temos
um tempo muito mais generoso e suficiente para que possamos planejar, criar, gerar
relacionamentos, aprofundar conhecimentos e aumentar a probabilidade de sucesso. Não
seria bom se todas as nossas tarefas fossem assim no dia-a-dia? Claro que sim, por isto
que estas tarefas têm a maior prioridade em nossas vidas.
Saiba dizer "não" - Executamos muitas tarefas no nosso dia-a-dia, principalmente
aquelas que não têm urgência e nem importância, a famosa prioridade "4", que se não as
fizéssemos, não faria a mínima diferença. Mas, muitas vezes, continuamos a fazê-las por
não saber dizer "não", seja para o nosso interlocutor, seja para nós mesmos. Temos que
entender que isto só prejudica a administração de nosso tempo e temos que ter coragem
para negar estas coisas "alienantes", dizendo "não" da melhor forma possível, não
criando nenhum choque de relacionamento, mas com convicção, coerência e com a
argumentação certa.
Utilize os recursos como aliados e não como inimigos - Alguns recursos como a
agenda, a secretária eletrônica e o e-mail são ferramentas que auxiliam muito na
administração do tempo, porém se mal utilizados, eles podem ser tornar um grande
vilão. Saiba qual o melhor tipo de agenda, saiba qual a melhor forma e quando utilizar a
secretária eletrônica, saiba utilizar eficientemente o e-mail. Pense nisto e comece a
praticar logo. Isto é urgente e importante, ou seja, uma prioridade "2". Conscientize-se
disto para que você tenha logo tempo para trabalhar em coisas realmente mais
prioritárias.
*Alberto Alvarães é um dos mais renomados Consultores em Gestão de Pessoas. Especialista no
estudo de Cultura, Clima e Comportamento Organizacional, atua, nesta área, em processos,
diagnósticos e treinamentos. Professor Universitário do Centro Universitário UNIABEU.
Este texto está disponível em:
http://www.manager.com.br/reportagem/reportagem.php?id_reportagem=1777
Perguntas freqüentes sobre Educação a Distância
1 - O que é Educação a Distância?
Educação a distância é uma expressão idiomática que significa educação independente de distâncias... O aluno aprende e desenvolve competências, habilidades e atitudes no tempo e local que lhe são adequados com a mediação de professores (orientadores ou tutores) atuando ora a distância ora em presença física ou virtual e com o apoio de sistemas de gestão e operacionalização específicos, bem como de materiais didáticos intencionalmente organizados. (Fonte: Referenciais de EaD da SEED do MEC).
2 - O aluno poderá se transferir de um curso a distância para um presencial e vice-versa?
Sim, pois os cursos a distância possuem carga equivalente aos cursos presenciais e seguem as diretrizes curriculares do MEC. Têm de ter a mesma carga horária mínima. No curso a distância tem os mesmos direitos que teria se freqüentasse um curso presencial. [Na UFJF, verificar adaptação do Regimento Acadêmico Geral - RAG]
3 - O aluno pode pedir aproveitamento de disciplinas já cursadas em outros cursos de graduação?
Sim, desde que consideradas equivalentes pela equipe pedagógica por ocasião da matrícula.
4 - Se o aluno já fez uma graduação, ele pode ser dispensado do exame vestibular?
Como nos cursos presenciais, o aluno tem este direito. Porém a efetivação da matrícula irá depender da sobra de vagas no curso pretendido.
5 - Um curso de graduação EaD tem a mesma validade que um curso presencial?
Sim, desde que seja certificado pelo MEC. Ao final do curso não aparece no diploma a referência se o curso foi feito de modo presencial ou a distância.
6 - Um curso por EAD é de qualidade inferior, se comparado a um curso presencial?
Um curso EaD, para funcionar, precisa ser certificado pelo MEC, como qualquer curso presencial. Para tanto, o licenciamento tem de cumprir com requisitos e depois sofre um processo de acompanhamento e avaliações periódicas pelo MEC, com o objetivo de verificar a qualidade de seu funcionamento. Portanto, como tem de se submeter aos mesmos processos de licença para funcionar e de avaliações periódicas, um curso EaD tem, em princípio, o mesmo nível de qualidade de um curso presencial. Fonte: http://www.tudo-sobre-ead.com.br/
7 - Como é feita a avaliação dos alunos em um curso por EaD?
De forma semelhante à avaliação em um curso presencial. Em parte, interagindo, colaborando com os outros, fazendo trabalhos e participando de discussões em grupo. Em parte, nas provas escritas presenciais realizadas ao final de todo período letivo, por exigência legal. Fonte: http://www.tudo-sobre-ead.com.br/
8 - Para que serve um pólo de EAD?
Para atender às exigências legais do MEC relativas a exames vestibulares e provas presenciais, por um lado, e para dar apoio operacional aos alunos, tais como receber documentos de inscrição nos cursos, dar informações, orientar sobre a metodologia empregada nos cursos por EaD, por outro. Fonte: http://www.tudo-sobre-ead.com.br/
9 - Um curso por EAD não é isolado e solitário demais?
Depende do método pedagógico empregado. Os cursos mais bem desenvolvidos são intensamente participativos e colaborativos, com os alunos aprendendo ao fazer parte de uma turma ... e utilizando todo o tempo variadas ferramentas de gestão do conhecimento e de autoria; é da interação constante entre todos em uma comunidade colaborativa de aprendizagem orientada e apoiada por um professor animador que a aprendizagem acontece. Fonte: http://www.tudo-sobre-ead.com.br/
10 - A EaD é utilizada nos países mais avançados do mundo?
As técnicas, tecnologias e métodos de educação a distância têm sido incorporados pelas melhores universidades do mundo em seus cursos presenciais. Essa forte tendência sinaliza, para um futuro próximo, o crescimento da educação combinada - a que harmoniza presença e distância, balanceando-as de acordo com a natureza do curso e as necessidades do alunado. Em outras palavras, em algum tempo, não mais usaremos essa distinção tão comum hoje em nosso vocabulário: falaremos em educação, sabendo que ela incorpora atividades de aprendizagem presenciais e atividades de aprendizagem a distância.
MOMENTO 4
PARTICIPAÇÕES - SÍNTESE DO JÚRI SIMULADO
DEFESA - BRUNO ALMEIDA SOARES DE MORAES
Reforço o que foi dito anteriormente no “Júri Simulado – alunos advogados de defesa” através dos argumentos postados, e principalmente através do artigo publicado na Revista Classe, pág. 28, “Sem tecnologia o homem não é nada. Sem tecnologia um país não é nada.” de Daniel Piza, Editor-executivo e colunista do “O Estado de São Paulo”, que se encontra disponível no endereço eletrônico:
http://www.itsbrasil.org.br/modules.php?name=Conteudo&pa=showpage&pid=20.
O desenvolvimento e a utilização de tecnologias fazem parte do homem, sendo praticamente um caminho natural do cérebro humano, que possui capacidade de raciocínio lógico e uma capacidade inigualável, como já disse anteriormente, de adaptação ao meio em que vive, bem como, de modificação do mesmo.
É claramente absurda a condenação da tecnologia, até mesmo por que, ela por si só não é nada. Todos os inventos e inovações tecnológicas são exatamente o que fazemos deles, possuem o papel que escolhemos para eles, como por exemplo: um facão, quando usado para cortar cana-de-açúcar ou fazer a poda de uma árvore é uma ferramenta de trabalho, e quando usado para ferir uma pessoa se torna uma arma.
Portanto, acredito que o que deve ser condenado é a má utilização e não as tecnologias, que devem sim, continuar surgindo e sendo desenvolvidas com o objetivo de facilitar, melhorar, preservar e prolongar a vida do homem.
ACUSAÇÃO - SUELLEM CRISTIANE DE CARVALHO
Sem dúvida nenhuma a TECNOLOGIA, está dominando o mundo contemporâneo e trouxe inquestionáveis benefícios para a vida do homem moderno. Seja na medicina, informática, comunicação, telecomunicações ou facilitando nosso dia a dia, mas onde isso vai parar? Creio que não queremos viver em um mundo onde a incerteza tome conta e contamine a humanidade!
A tecnologia por si só, não prejudica a humanidade, mas sua utilização como um todo, pode trazer diversos malefícios ao ser humano. Desde uma inovação em um determinado experimento até mesmo na utilização da internet!
Ocorre que algumas pessoas não conseguem limitar o uso dessa tecnologia em suas vidas e o efeito acaba sendo contrário: ao invés de serem beneficiadas, essas pessoas passam a ser prejudicadas. É o caso, por exemplo, de pessoas que se "viciam" na internet. Começam usando o computador por algumas horas, todos os dias, e quando menos esperam se flagram dependentes do equipamento e de tudo que a web pode oferecer.
Essa relação de dependência pode ocasionar diversos problemas físicos, emocionais e comportamentais. Têm pessoas que até mesmo "piram" se não tiverem acesso ao computador por um dia. Alguns seres humanos, infelizmente não possuem controle sobre essa utilização.
Outro lado negativo, por exemplo é a notícia que foi extraída do portal Yahoo!Brasil, que se trata de um assunto por demais polêmico e delicado: o uso da tecnologia sem o devido cuidado:
Casal não alimenta filhos para jogar videogame: "O casal Michael Straw, de 25 anos, e Iana Straw, de 23, declararam-se culpados por descuidar de dois seus filhos. Em vez de alimentá-los, eles decidiram passar o tempo jogando videogames na internet. As crianças, um menino de 1 ano e 10 meses e uma menina de 11 meses, estavam subnutridos e à beira da morte no mês passado, quando foram levados a um hospital por assistentes sociais. As duas crianças passam bem e têm ganhado peso, informou a promotora Kelli Ann Viloria. Segundo ela, o casal ficava tão envolvido com jogos online - principalmente os da série 'Dungeons & Dragons' - que não cuidavam das crianças. A polícia informou que os funcionários do hospital tiveram de raspar a cabeça da menina porque ela estava coberta por urina de gato. Pesando 4,5 quilos, a menina também tinha uma infecção na boca, pele seca e desidratação severa. Seu irmão teve de ser tratado de uma infecção genital e a falta de desenvolvimento muscular resultou em dificuldades para andar."
Contudo, a tecnologia pode criar ou destruir, tornar o homem mais humano ou menos. Será que vale a pena tanto investimento? É a pergunta que fica no ar toda vez que falamos dos malefícios da tecnologia.
Então pensem bem antes de adotar um caminho a seguir, pois ele pode não ter volta!
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