domingo, 30 de novembro de 2008

MÓDULO DE ACOLHIMENTO

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Palavras Iniciais...

O Módulo de Acolhimento é um curso de capacitação destinado a você, aluno da UFJF. Pretende-se que, ao iniciar as disciplinas curriculares do seu curso de graduação ou pós-graduação, você já tenha condições de realizar suas atividades com relativa autonomia. Sendo assim, o Módulo de Acolhimento visa desenvolver nos alunos:- a capacidade de aprender a distância;- o domínio de ferramentas computacionais utilizadas nos cursos EaD da UFJF;- o sentimento de comunidade de aprendizagem;- um perfil colaborativo para a participação e condução de grupos de trabalho.

Fóruns e Material de Apoio Básico

Abaixo você encontra alguns itens básicos que lhe auxiliarão no decorrer do Módulo de Acolhimento como por exemplo: cronograma, guia do aluno e dois fóruns (um que será utilizado pelo professor e tutor para veicular comunicados gerais) que é chamado "Comunicação com o tutor", e outro para comunicação todos com todos.
Notícias e avisos importantes
**********************
ATIVIDADES DO MÓDULO
MOMENTO 1 - “Abrindo o caminho”

Prezado aluno,Este primeiro momento é reservado à sua familiarização com o ambiente e com a proposta do Módulo. Sendo assim, planejamos as seguintes atividades para você: 1) Ambientação no Moodle (existe uma relação de tarefas práticas para você realizar);
2) Participação no fórum "Abrindo o caminho", onde cada um fará uma apresentação informal com suas expectativas, vivências etc.
3) Iniciando a utilização dos recursos do Ponto d´Encontro (preenchendo o seu perfil, montando seu álbum de fotografias etc.).
4) Para concluir, você fará um relato desses primeiros dias no curso (atividade obrigatória).
É bom que você assista o vídeo Ponto d'Enconto. Consulte o cronograma e esteja atento(a) às orientações do seu tutor. Bom trabalho! Abaixo você encontra a relação dos materiais de apoio e das atividades a serem feitas.
**********************
ATIVIDADES DO MÓDULO
MOMENTO 2 - “Traçando o caminho na EaD”

Muito bem! Esperamos que após esses primeiros dias você já se sinta mais a vontade em nosso ambiente de aprendizagem. Mas sabemos que essa familiaridade é conquistada um pouco a cada dia. Portanto, precisamos continuar nossa trajetória e para isso reservamos as seguintes atividades para o Momento 2:
1) Participação no fórum "Gestão do tempo" para que cada um exponha as estratégias criadas para organizar suas atividades diárias dentro do tempo que se dispõe (atividade obrigatória).
2) Elaboração de um fichamento sobre o texto 2, cuja temática é "Técnicas de estudo" (atividade obrigatória).
3) Familiarização com alguns recursos do Google Apps Education, com a realização de tarefas práticas.
4) Familiarização com alguns recursos do Google Apps Education, com a realização de tarefas teóricas e práticas. Converse sempre com seu tutor e procure interagir com os colegas. E não esqueça de acompanhar o seu próprio desempenho nas atividades, por meio do preenchimento do check list. Abaixo você encontra a relação dos materiais de apoio e das atividades a serem feitas.
**********************
ATIVIDADES DO MÓDULO
MOMENTO 3 - "Quando se conhece a história se caminha melhor"

Que bom, aos poucos conhecemos um pouco mais a dinâmica própria da educação a distância. Neste Momento abordaremos alguns aspectos conceituais que envolvem um curso desta natureza. Você pode começar pelo vídeo: assista o vídeo sobre EaD, disponível no CD-ROM e anote os pontos que considerar importantes. Depois faça uma leitura atenta dos textos indicados. As atividades deste Momento são as seguintes:
1) Elaboração de um glossário de termos do universo da EaD. Cada um de vocês pode inserir quantas palavras quiser ao longo do curso. Para inserir uma nova palavra, basta acessar o Glossário e clicar em "Novo Item".
2) Realização de pesquisa dirigida na máquina de busca Google de modo que você conheça algumas dicas importantes para localizar aquilo que deseja na Web.
3) Construção de um mapa conceitual que represente um dos conceitos vistos neste Momento. Lembre-se de que você pode fazer o seu mapa usando o programa CmapTools, disponível no seguinte endereço: http://cmap.ihmc.us/. Com esse programa você conseguirá construir o seu mapa com muito mais facilidade! Esta é a Atividade 4, que é obrigatória.
Aproveite essas atividades para aprofundar seus conhecimentos sobre os assuntos estudados. Veja os materiais de apoio e as atividades abaixo.
***********************
ATIVIDADES DO MÓDULO
MOMENTO 4 - “Um bom caminho se faz com boas ferramentas”

Um mês já se passou... Percorremos por alguns conhecimentos durante esses trinta dias de atividades intensas e agora cada um de vocês parece estar mais familiarizado com a dinâmica própria da educação a distância. Que bom! Neste Momento 4 a ênfase será o Júri Simulado, o qual esperamos que todos participem efetivamente. Outras atividades também foram programadas. Vejam:
1) Leitura dos textos indicados;
2) Continuidade à inserção de palavras no Glossário;
3) Escolha de um texto da apostila para fazer um Resumo;
4) Pesquisa na web sobre as tecnologias na contemporaneidade;
5) Participação no Júri Simulado que consiste em algumas etapas (descritas no documento “Técnica Júri Simulado”);
6) Elaboração de um texto com a Síntese do Júri. Mais uma vez, esperamos que vocês continuem aprendendo com as atividades que lhes oferecemos e a interação estabelecida entre os pares. Vejam os materiais de apoio e as atividades abaixo.
***********************
ATIVIDADES DO MÓDULO
MOMENTO 5 - “Na EaD é impossível ser feliz sozinho”

Ufa, atingimos o último Momento do Módulo de Acolhimento! Que coisa boa, pois certamente novos conhecimentos foram construídos. Para fecharmos com chave de ouro, convidamos vocês a realizarem um trabalho em grupo: a construção de um projeto colaborativo. Esse será o foco deste Momento 5. Mas outras atividades fazem parte, veja:
1) Leia e estude o texto Blog e Wiki da apostila.
2) Acesse os links abaixo: Wikipédia: enciclopédia virtual e colaborativa:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia Exemplo que um wiki criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:http://monografiapucrio.wikispaces.com/ Programa para criar seu próprio wiki (em português): http://www.if.ufrgs.br/cref/wiki/WikiCREF.html Exemplo de um blog criado por um grupo de alunos na ocasião da elaboração de monografia:http://cursomultiplicador.blogspot.com/ Sites que fazem a hospedagem gratuita de blogs: http://www.uniblog.com.br http://www.blogger.com.brhttp//www.terra.com.br
3) Faça contato com os colegas do seu grupo, que foi designado pelo(a) tutor(a), e dê início à proposta do trabalho em grupo, que está descrita no item Atividade 6: Elaboração de Projeto Colaborativo. Esta atividade é obrigatória e vale 3 pontos!
4) Leia os textos Pedagogia da Autoria e Grupos Operativos, e faça a tarefa referente à leitura. 5) Para concluir, você fará uma auto-avaliação e avaliará o curso também. Esperamos que essas atividades contribuam ainda mais com os seus conhecimentos.
***************************
ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Caros alunos, Serão atividades de complemento ao "Módulo de Acolhimento", visando a ampliação dos conhecimentos sobre a internet e o ensino à distância. Sugerimos que sejam realizadas após a conclusão das tarefas de cada Momento com objetivo de constante atualização e acesso à plataforma. As atividades não são obrigatórias e portanto não serão avaliadas. Constantemente serão acrecentadas novas atividades.

Nenhum comentário: